Aguarde, carregando...

CDL/Joaçaba promove debate sobre novas exigências da NR-1 e saúde mental no trabalho

 

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joaçaba promoveu neste mês de setembro um importante bate-papo voltado à conscientização das empresas sobre as atualizações da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) e os desafios relacionados à saúde mental no ambiente de trabalho. O evento foi conduzido por Adriana da Silva, da Lidera RH, e Sidnei Padilha, da Portalmed, que compartilharam dados preocupantes sobre o aumento expressivo de afastamentos por transtornos mentais no Brasil. Somente em 2024, foram concedidas 472.328 licenças médicas por esse motivo, o que representa um crescimento de 68% em relação ao ano anterior. Esse cenário evidencia não apenas uma crise de saúde pública, mas também um impacto direto nas empresas, que sofrem perdas bilionárias anualmente devido ao absenteísmo, presenteísmo e ações trabalhistas decorrentes de problemas psicológicos enfrentados pelos colaboradores.

Durante o bate-papo, os especialistas explicaram que, diante desse aumento alarmante, o governo brasileiro determinou medidas mais rígidas para a gestão de riscos psicossociais nas organizações. A principal mudança na NR-1 foi a inclusão expressa desses fatores no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), tornando obrigatória a avaliação e controle de aspectos como sobrecarga de trabalho, pressão excessiva por metas e assédio moral. Essas exigências passaram a ter fiscalização a partir de maio de 2026, e todas as empresas com funcionários contratados via CLT devem se adequar para evitar penalidades severas.

Um ponto de destaque abordado no encontro foi a necessidade de olhar para os fatores estressores do ambiente de trabalho, e não apenas para os sintomas individuais dos trabalhadores. A avaliação deve considerar as condições às quais os colaboradores estão submetidos, reconhecendo que um ambiente tóxico pode gerar adoecimento mental, mesmo sem que os sinais apareçam de imediato. Além disso, os palestrantes reforçaram que a gestão dos riscos psicossociais deve ser feita de forma técnica e estratégica, com o apoio de profissionais especializados, evitando improvisações ou abordagens superficiais.

Por Marcelo Santos/Assessoria de Comunicação CDL/Joaçaba.

Galeria de Imagens